[imagem de
Medindo a Ciência Política brasileira: uma exploração inicial através do h índice
DOI: 10.13140/RG.2.2.16372.83844
Conference: 46o. Encontro anual da ANPOCS:
MR08. Circulação e impacto nas ciências sociais contemporâneas
At: Campinas - SP
Affiliation: University of Campinas
October 2022
Adriano Codato
Dalson Figueiredo
Gabryela Gabriel
Nilton Sainz
Rodrigo Silva
Project: The scientific field of Brazilian Political Science
RESUMO
A pesquisa é um trabalho em curso com dados ainda muito preliminares. O objetivo é entender, a partir de um critério quantitativo, as hierarquias que se formam em um determinado espaço científico. A partir da replicação dos procedimentos do artigo de Kim e Grofman 2019 (The Political Science 400: With Citation Counts by Cohort, Gender, and Subfield), mensuramos o número de citações no Google Scholar dos sujeitos da pesquisa (docentes nos Programas de CP, RI, PP, Defesa no Brasil. N = 195). Os dados foram coletados de modo automatizado através de uma rotina em R que permitiu a raspagem automática das informações do Google Scholar de três indicadores: total de citações; h índice; i10. Os dados foram agrupados por Programas de pós graduação e por indivíduos. Nesse caso, o atributo analisado até o momento foi o gênero do(as) pesquisadores(as). Considerando o Índice h: não há diferença significativa entre o impacto científico de homens e mulheres, apesar da ligeira vantagem dos homens. Quanto maior a nota CAPES do Programa de pós-graduação, mais há pesquisadores(as) de destaque, o que sugere uma coerência entre duas escalas diferentes de prestígio, institucional e individual (CAPES e N de citações).
Definition: (Hirsch JE (2005) An index to quantify an individual's scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences 102:16569-16572, doi: 10.1073/pnas.0507655102
A scientist has index h if h of his or her Np papers have at least h citations each and the other (Np - h) papers have ≤ h citations each.
download
Research Gate [PDF]
.