artigo recomendado


Sergio Simoni Junior, Rafael Moreira Dardaque, Lucas Malta Mingardi. A elite parlamentar brasileira de 1995 a 2010: até que ponto vai a popularização da classe política? Colombia Internacional, n. 87, p. 109-143, maio-ago. 2016 .
O objetivo deste artigo é debater a tese da popularização do perfil social dos parlamentares brasileiros buscando ressaltar que a literatura, ao ignorar a assimetria de poder institucional entre os legisladores, pode apresentar um viés no seu diagnóstico sobre as características da representação política no Brasil.
__________________________________________________________________________________

12 de fevereiro de 2009

o que é “causalidade metonímica”?


Essa expressão, proposta por Jacques Allain-Miller, indica que a estrutura (a “causa”) só existe concretamente através dos seus efeitos.

O caráter metonímico da causalidade estrutural reside, portanto, no fato de que a estrutura é imanente aos seus efeitos; i.e., de que toda a existência da estrutura consiste nos seus efeitos.

É nesse sentido que a estrutura se configura sempre como uma “causa ausente”.

As estruturas que compõem a “totalidade social” só existem concretamente, portanto, através de práticas, na medida em que é nas ações humanas que se materializam-se os valores estruturais.

Isso não significa, entretanto, que os agentes incorporam conscientemente tais valores. Os agentes são orientados inconscientemente pelas estruturas; estas permanecem portanto opacas para aqueles.

Somente a prática científica - sustentam os marxistas althusserianos - viabiliza o verdadeiro conhecimento das estruturas. Ao pesquisador incumbe buscar indícios das estruturas através da análise científica das instituições e dos aparelhos.

A.C.
.

Nenhum comentário: