artigo recomendado


Lopez, Felix, & Almeida, Acir. (2017). Legisladores, captadores e assistencialistas: a representação política no nível local. Revista de Sociologia e Política, 25(62), 157-181.
O artigo analisa a representação política local, focando as percepções e práticas cotidianas dos vereadores. Em particular, analisam-se suas escolhas entre estratégias de representação clientelistas e universalistas. Utilizam-se dados originais de entrevistas abertas semiestruturadas com amostra não representativa de 112 vereadores de 12 municípios de Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, classificam-se os vereadores em três tipos, de acordo com sua principal estratégia de representação, a saber: “legislador”, que se dedica mais às funções formais da vereança; “captador”, que prioriza o atendimento de pedidos coletivos dos eleitores; “assistencialista”, que prioriza o atendimento de pedidos particulares. Os resultados sugerem que essas estratégias são qualitativamente distintas e que a probabilidade de ocorrência do tipo assistencialista é maior em municípios pequenos, crescente no acirramento da competição política e decrescente na volatilidade eleitoral.
__________________________________________________________________________________

12 de fevereiro de 2009

o que é “causalidade metonímica”?


Essa expressão, proposta por Jacques Allain-Miller, indica que a estrutura (a “causa”) só existe concretamente através dos seus efeitos.

O caráter metonímico da causalidade estrutural reside, portanto, no fato de que a estrutura é imanente aos seus efeitos; i.e., de que toda a existência da estrutura consiste nos seus efeitos.

É nesse sentido que a estrutura se configura sempre como uma “causa ausente”.

As estruturas que compõem a “totalidade social” só existem concretamente, portanto, através de práticas, na medida em que é nas ações humanas que se materializam-se os valores estruturais.

Isso não significa, entretanto, que os agentes incorporam conscientemente tais valores. Os agentes são orientados inconscientemente pelas estruturas; estas permanecem portanto opacas para aqueles.

Somente a prática científica - sustentam os marxistas althusserianos - viabiliza o verdadeiro conhecimento das estruturas. Ao pesquisador incumbe buscar indícios das estruturas através da análise científica das instituições e dos aparelhos.

A.C.
.

Nenhum comentário: