artigo recomendado
Bolognesi, B., Ribeiro, E., & Codato, A.. (2023). A New Ideological Classification of Brazilian Political Parties. Dados, 66(2), e20210164.
Just as democratic politics changes, so does the perception about the parties out of which it is composed. This paper’s main purpose is to provide a new and updated ideological classification of Brazilian political parties. To do so, we applied a survey to political scientists in 2018, asking them to position each party on a left-right continuum and, additionally, to indicate their major goal: to pursue votes, government offices, or policy issues. Our findings indicate a centrifugal force acting upon the party system, pushing most parties to the right. Furthermore, we show a prevalence of patronage and clientelistic parties, which emphasize votes and offices rather than policy.
keywords: political parties; political ideology; survey; party models; elections
[Agência Brasil]
Paulo Franz ; Victor Miranda ; Adriano Codato
Condições técnicas e partidárias para nomeação de ministros da área social. Um modelo tipológico baseado em QCA
October 2019
Conference: 43º Encontro Anual da ANPOCS Caxambu - MG
Project: Congress-ministers: an analysis of two democratic regimes
A perícia dos titulares dos postos ministeriais nos regimes democráticos tem sido explorada apenas recentemente pela literatura especializada na área. O objetivo deste trabalho é propor um modelo tipológico baseado no método QCA para um número moderado de casos (61). Estudamos os atributos dos ministros entre os governos Cardoso e Temer (1999 a 2018) para as pastas da área “social” através de duas categorias: 1) expertise na área de ação do ministério, para avaliar as afinidades específicas entre os nomeados e a natureza de seus cargos; e 2) importância relativa dos seus partidos políticos de origem, a partir do tamanho da bancada na Câmara dos Deputados. Nossos achados empíricos indicam que ministros filiados a partidos políticos mais relevantes na Câmara dos Deputados apresentam maiores afinidades com os temas de política de suas pastas, sobretudo as de mais recursos e com mais cargos à disposição. Essas evidências indicam que o conhecimento técnico da equipe de governo depende das estratégias políticas do presidente em definir prioridades na formulação de políticas públicas sem perder apoio político da base aliada.
download
Research Gate
Academia.edu
[pdf]
.
[foto: World Economic Forum
1 sept 2015]
Adriano Codato ; Mariana Lorencetti ; Maiane Bittencourt
Política da ciência na ciência da política: um estudo sobre a internacionalização da literatura sobre mulheres na América Latina
October 2019
Conference: 43º Encontro Anual da ANPOCS Caxambu - MG
Project: The scientific field of Brazilian Political Science
O paper mapeia e analisa a literatura mais recente sobre a presença e a participação de mulheres na política institucional na América Latina. O objetivo é compreender o processo de circulação de ideias, conceitos, autoras e referências e a internacionalização de paradigmas nessa subárea de estudos políticos. Para isso, estudamos 54 artigos publicados entre 2002 e 2019 nos periódicos científicos mais produtivos sobre o tema da SciELO – Scientific Electronic Library Online disponíveis na base Web of Science. Os artigos foram analisados a partir de três índices para estimar o grau de internacionalização da área: (1) número de artigos com coautoria internacional; (2) intensidade da colaboração internacional das autoras; e (3) amplitude da colaboração internacional, que estipula o total de países estrangeiros representados em uma publicação. Além disso, três testes bibliométricos foram utilizados para mapear o processo de importação/exportação de ideias e circulação de conhecimento a fim de entender a política da ciência subjacente à Ciência da Política da região: cocitação de palavras-chave, que permite identificar temas e conceitos centrais na área, acoplamento bibliográfico, que mapeia a afinidade temática e teórica entre os 54 artigos do portfólio; e análise de cocitação, que aponta a literatura de base dessa área de conhecimento. A pesquisa demonstra que o tema, mulheres na política institucional, é um campo de estudos na América Latina incipiente, em processo de maturação, com um grau de internacionalização muito baixo. As duas grandes comunidades científicas na área, a de língua portuguesa e a de língua espanhola, possuem pouca conexão entre si.
download
Research Gate
Academia.edu
[pdf]
.