artigo recomendado


Lopez, Felix, & Almeida, Acir. (2017). Legisladores, captadores e assistencialistas: a representação política no nível local. Revista de Sociologia e Política, 25(62), 157-181.
O artigo analisa a representação política local, focando as percepções e práticas cotidianas dos vereadores. Em particular, analisam-se suas escolhas entre estratégias de representação clientelistas e universalistas. Utilizam-se dados originais de entrevistas abertas semiestruturadas com amostra não representativa de 112 vereadores de 12 municípios de Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, classificam-se os vereadores em três tipos, de acordo com sua principal estratégia de representação, a saber: “legislador”, que se dedica mais às funções formais da vereança; “captador”, que prioriza o atendimento de pedidos coletivos dos eleitores; “assistencialista”, que prioriza o atendimento de pedidos particulares. Os resultados sugerem que essas estratégias são qualitativamente distintas e que a probabilidade de ocorrência do tipo assistencialista é maior em municípios pequenos, crescente no acirramento da competição política e decrescente na volatilidade eleitoral.
__________________________________________________________________________________

5 de janeiro de 2010

twitter do blog Sociologia Política


[Aleksandr Rodchenko (1891-1956)]



criei uma área no tal do twitter para o blog. vamos ver se funciona.
vou procurar escrever coisas mais informais lá, textos que não fariam muito sentido nesta vetusta página.

José Saramago (de quem tomei o desgosto pelas maiúsculas) disse sobre esse troço que "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido" [entrevista a O Globo, em 26 jul. 2009].

é meio mal-humorado mas deve ser verdadeiro.

o endereço do bruto é
https://twitter.com/sociopol

 

Um comentário:

lubatis disse...

Parabéns pelo Blog. Na minha opinião muito bom.Saudações