artigo recomendado


Franz, Walter F. Nique. (2016). Aderentes e militantes: a participação político-partidária na era do Partido Cartel. Revista de Sociologia e Política, 24(60), 91-113. https://dx.doi.org/10.1590/1678-987316246004.
O artigo analisa o estado da arte da literatura sobre as transformações nas formas de participação político-partidária produzida nas últimas décadas. Dois objetivos principais guiam nossa argumentação: (i) fornecer um panorama de referência que possa contribuir ao desenvolvimento de pesquisas sobre esta temática e (ii) atenuar a segmentação que caracteriza as distintas correntes analíticas. Revisando trabalhos publicados em revistas e livros anglo-saxões e franceses, comparamos suas problemáticas, as questões teóricas subjacentes, bem como os métodos de administração da prova utilizados. Destarte, identificamos a estruturação de dois campos de produção politológica que se comunicam pouco. De um lado, uma tradição “Political Science”, mainstream, cujos estudos privilegiam uma abordagem sistêmica e comparada, apoiando-se em uma demonstração fundamentalmente estatística. De outro lado, uma tradição “Sociologie Politique” desenvolvida na França e cuja perspectiva de análise é internacionalmente pouco conhecida. Influenciadas pelo paradigma interacionista, suas pesquisas empregam o método sócio-etnográfico e redirecionam o foco de análise aos níveis meso e micro social. Fazendo um balanço crítico das principais contribuições de ambas as vertentes, apontamos algumas tendências atuais observadas pelos especialistas. Insistimos, particularmente, no potencial heurístico oferecido pelo enfoque da Sociologia Política para agregar novos elementos para a compreensão deste fenômeno.
__________________________________________________________________________________

12 de novembro de 2011

mestrado em ciência política - ufpr

[Guadalcanal, Solomon Islands,
1942.  Frank Scherschel
Life]

Os candidatos ao Curso de Mestrado em Ciência Política poderão realizar sua inscrição na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência Política, no Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.

Endereço:
Rua General Carneiro, n. 460, 9° andar, sala 908, ou pelo correio, e por procuração.

Período de Inscrição: de 16/11 a 12/12/2011
Horário: de segunda a sexta-feira, 13h30 às 17h30.

OBS.: As inscrições pelo correio devem ser postadas via SEDEX até o dia 07 de dezembro.

Inscrições postadas com data posterior a 07 de dezembro de 2011 não serão aceitas.

As inscrições por procuração só serão aceitas se a procuração tiver firma reconhecida em Cartório.

Telefone para contato: 41 3360 5233, das 13h30 às 17h30.

mais informações
aqui
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Codato, beautiful island! Tudo neste blog é de seriedade e extremo bom gosto.
Das imagens ao conteúdo ... vai além do missivista deslocado.
Odeio estudar... mas aqui às vezes consigo prestar atenção e alguma coisa nova entra e vem novas idéias.
Todos só devem ter a agradecer pelo seu esforço em dar o melhor de si. O sr. "deve ter uma inesgotável capacidade de se aborrecer" rsrsrs... quem vai se inscrever deve pensar nisto, e muito!
abç,hermafroditinha.

Anônimo disse...

Ahhh... bonita a ilha, mas não sua situação social,politica e econômica atual. ass.: hermafroditinha.