artigo recomendado


Batista, Mariana. (2016). O Poder no Executivo: explicações no presidencialismo, parlamentarismo e presidencialismo de coalizão. Revista de Sociologia e Política, 24(57), 127-155.
Como a literatura vem analisando o Poder Executivo nos diferentes regimes políticos? A partir da diferença institucional básica entre presidencialismo e parlamentarismo pode-se identificar dois conjuntos de contribuições principais para o entendimento do funcionamento do Executivo em democracias: a literatura sobre a presidência americana e as discussões sobre os governos de coalizão no parlamentarismo europeu. O que os dois conjuntos de teorias têm em comum é a preocupação com a política intra-executivo. Esta literatura é analisada, identificando as principais questões, instituições, comportamentos e variáveis enfatizadas.
__________________________________________________________________________________

18 de setembro de 2008

Bartleby, o escrivão - Uma história de Wall Street


Herman Melville
Tradução: Irene Hirsch

Li pela terceira vez este livro surpreendente e desconcertante.
J.L. Borges fez a tradução para o espanhol em 1944.

No Prólogo, escreveu isso: "É como se Melville tivesse escrito: 'Basta que um único homem seja irracional para que os outros o sejam e também todo o universo' ".

No site da Cosac e Naify há um link que traz análises interessantes do livro. Mas, acredito eu, nenhuma supera a verdade contida na frase do Borges.

Nenhum comentário: